quinta-feira, 22 de março de 2012

AVISO: Credencial para estacionamento em vagas para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida.

As pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida que pretendem fazer a CREDENCIAL DE VAGA ESPECIAL, devem procurar e fazê-la na UNIDEFI - União dos Deficientes Físicos de Cambé, situada na Rua Rio Grande no Norte, nº 161, no Centro, em Cambé.
Os documentos necessários para a CREDENCIAL DE AUTORIZAÇÃO ESPECIAL DE ESTACIONAMENTO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E COM MOBILIDADE REDUZIDA, são:
- Comprovante de Residência;
- CNH: Carteira Nacional de Habilitação;
- CPF;
- Documento de Identidade;
- Laudo médico atualizado, constando a deficiência com dificuldade de locomoção.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Árbitro cambeense e a inclusão social nas quadras




Muitas pessoas se empenham para que a inclusão social aconteça em todos os campos e nós de Cambé, temos um belo exemplo: o Árbitro de Futebol, AMARILDO MORAES BREGANÓ.
Amarildo é árbitro há 15 anos e agora teve a oportunidade pela primeira vez de atuar em uma partida de futsal disputada por surdos.
O evento ocorreu no Ginásio de Esportes Moringão, em Londrina, durante a Copa Paraná de Futsal Surdos, onde reuniu centenas de atletas com deficiência auditiva. Participaram equipes de Londrina, Maringá, Cascavel, Paranavaí e São José dos Pinhais. Durante as partidas, os juízes substituem os tradicionais apitos por bandeiradas para sinalizar faltas.
Amarildo relatou que gostou da experiência, pois os atletas surdos são muito atentos e respeitosos.
Foi uma oportunidade para promover, de forma divertida e democrática, a inclusão social, despertando no deficiente visual o interesse pela prática de esportes, deficiência esta que em nada interfere no bom desempenho do atleta.

Dia Internacional da Síndrome de Down

Neste dia 21 de março comemoramos o Dia Internacional da Síndrome de Down. Instituído em 2006 esse dia é simbólico porque se refere aos 3 cromossomos 21, que caracteriza a Síndrome de Dowm (21/3).
A pessoa com Síndrome de Down apresenta comprometimento intelectual, motor e de linguagem em diferentes níveis, porém, mesmo com essas limitações, ela pode exercer tarefas cotidianas normalmente, embora em ritmo mais lento.
A grande limitação que a pessoa com Síndrome de Dowm sofre é o preconceito, muitas vezes da própria família, que não entende que a inclusão é importante e necessária. O nascimento de uma criança com Sídrome de Down, inicialmente, provoca insegurança e incerteza nos pais, que esperam que seu seus filhos nasçam com saúde. Porém, com o apoio, inclusive pedagógico, a criança acompanha o rendimento dos demais alunos, mostram suas capacidades e até auxiliam os professores. As escolas de ensino regular têm relatado experiências, cada vez mais bem-sucedidas, de inclusão educacional.
As APAEs exercem um papel importantíssimo no desenvolvimento das crianças com Síndrome de Down, através de programas que vão desde a estimulação precoce e alfabetização, até inclusão no mercado de trabalho.
Portanto, vamos contribuir para que medidas sejam tomadas para eliminar o preconceito que impede os avanços quanto aos direitos do portadores da Síndrome.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Inauguração da 6º Academia ao Ar Livre - Conjunto Cristal


No último sábado, dia 10 de Março, a Prefeitura Municipal de Cambé em conjunto com a Secretaria de Esportes inaugurou a 6º Academia ao Ar Livre. A academia está instalada próxima ao posto de saúde do Conjunto Habitacional Cristal. A solenidade de inauguração contou com Lideranças Políticas do Município e moradores do Conjunto Cristal.

quarta-feira, 7 de março de 2012

2º Prova Pedestre da Cidade de Cambé e Inauguração da Pista de Caminhada do Cambé IV e Ana Rosa.


No último domingo, dia 04 de Março, foi realizado no Jardim Ana Rosa a 2º Prova Pedestre da Cidade de Cambé e a inauguração da Pista de Caminhada do Cambé IV e Ana Rosa. O evento contou com a participação de Lideranças do Município, atletas da cidade e da região e atletas do interior de São Paulo. O grandioso evento foi um sucesso, a comunidade compareceu em peso para prestigiar as provas.
O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Cambé em conjunto com a Secretaria de Esporte do Município. As inscrições foram gratuitas, com entrega de Chip de cronometragem, e ao final das provas os atletas receberam frutas e água.