quarta-feira, 21 de março de 2012

Dia Internacional da Síndrome de Down

Neste dia 21 de março comemoramos o Dia Internacional da Síndrome de Down. Instituído em 2006 esse dia é simbólico porque se refere aos 3 cromossomos 21, que caracteriza a Síndrome de Dowm (21/3).
A pessoa com Síndrome de Down apresenta comprometimento intelectual, motor e de linguagem em diferentes níveis, porém, mesmo com essas limitações, ela pode exercer tarefas cotidianas normalmente, embora em ritmo mais lento.
A grande limitação que a pessoa com Síndrome de Dowm sofre é o preconceito, muitas vezes da própria família, que não entende que a inclusão é importante e necessária. O nascimento de uma criança com Sídrome de Down, inicialmente, provoca insegurança e incerteza nos pais, que esperam que seu seus filhos nasçam com saúde. Porém, com o apoio, inclusive pedagógico, a criança acompanha o rendimento dos demais alunos, mostram suas capacidades e até auxiliam os professores. As escolas de ensino regular têm relatado experiências, cada vez mais bem-sucedidas, de inclusão educacional.
As APAEs exercem um papel importantíssimo no desenvolvimento das crianças com Síndrome de Down, através de programas que vão desde a estimulação precoce e alfabetização, até inclusão no mercado de trabalho.
Portanto, vamos contribuir para que medidas sejam tomadas para eliminar o preconceito que impede os avanços quanto aos direitos do portadores da Síndrome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário